AS MINHAS ENFERMEIRAS DO ❤

Hoje celebra-se o Dia do Enfermeiro e eu tenho uma enorme gratidão a quatro enfermeiras com nome e aqui lhes vou dizer: OBRIGADA.
Quando fui operada à coluna, na minha estadia de 1 mês, tive 3 anjos com capa e coração de super enfermeiras.
Na enfermaria da Pediatria tinha as enfermeiras Nazaré e Inácia que conseguiam transformar a dor, a tristeza, a saudade de casa, de ser livre, em sorrisos com todo o carinho, dedicação e profissionalismo com que se dedicavam a esta sua missão. No bloco operatório tinha a enfermeira Margarida. Para uma adolescente de 15 anos ser transportada numa maca, sem ter por perto os pais, a caminho dum bloco operatório para cirurgias que sabia que iam durar muitas horas, que depois das mesmas não se poderia levantar durante alguns dias e sem saber como iria ficar, é uma das viagens mais duras!! Quando tocavam à campainha do bloco para levar esta menina, tinha sempre à minha espera o sorriso enorme (como ela) da enfermeira Margarida. Tê-la por perto fazia sentir-me mais segura e era ela que ia dando aos meus pais, as informações possíveis sobre como iam correndo as cirurgias. Muitas vezes, esta querida enfermeira descia até à enfermaria para me visitar.
Anos mais tarde, nos últimos meses de vida do meu pai, entrou nas nossas vidas mais um anjo, também chamada Margarida. Era e é enfermeira dos Cuidados Paliativos e com a sua voz doce e calma, o seu olhar brilhante e a sua forma especial de tratar os seus doentes dava-nos uma força gigante para conseguirmos enfrentar esta dura batalha. Estava sempre lá... bastava telefonarmos e a Margarida atendia-nos, ouvia-nos, orientava-nos, acalmava-nos e assim fomos conseguindo que o meu pai vivesse os seus últimos dias, em sua casa, bem juntinho aos que mais amava.
Obrigada a todas as Margaridas, Inácias e Nazarés que existem por este mundo fora e que com o seu profissionalismo e forma única de ser fazem-nos acreditar que até nos momentos de dor e sofrimento temos de seguir em frente.

 

1 comentário:

  1. Faço minhas as tuas palavras, obrigado pela tua sentida homenagem, bem haja a todos os enfermeiros que cuidam de nós, em momentos por vezes muito difíceis da nossa vida.

    ResponderEliminar