"LUÍSA TODI" - O MUSICAL DAS NOSSAS VIDAS

No passado dia 9 de janeiro fez 6 anos que estreou no Fórum Municipal Luísa Todi para assinalar a reabertura desta sala de espetáculos, o musical "Luísa Todi".
O texto foi escrito pelo Rui Mesquita, as letras das canções foram da autoria da Alexandrina Pereira e a música do maestro Carlos Pinto. A encenação e direção de atores esteve a cargo do Miguel Assis, a cenografia de Luís Valido, os figurinos de Filipe Blanquet e a coreografia de Iolanda Rodrigues.
A minha família esteve a viver dedicada a este projeto nos meses que antecederam a sua estreia. O meu pai como ator, a minha irmã como figurante e a minha mãe enquanto costureira. Eu fiquei no público mas fui sempre acompanhando o trabalho de bastidores. Pela casa o meu pai ia cantarolando e ensaiando o texto. Que bom era ir lá a casa assistir a toda aquela azáfama: tecidos e linhas em cada canto, ouvir o meu pai cantar para mim o trecho "minha filha que dia feliz" (era o verso de uma das canções que entoava) e ver o entusiasmo com que falavam daquela produção que juntou em palco atores e figurantes de todas as companhias de teatro de Setúbal.
No dia da estreia eu ia rebentando de tanto orgulho. O meu pai já estava muito doente e interpretou brilhantemente diferentes personagens (pai da Luísa Todi, chinês e médico).
No final, na hora dos aplausos que pareciam não ter fim, chorávamos os dois (sabíamos bem que infelizmente aquele descer do pano poderia representar o fim de uma carreira e vida dedicada com maestria ao teatro).
Assisti ao espetáculo duas vezes e uma delas fui acompanhada da minha filha mais velha que ainda hoje recorda com enorme orgulho o seu avô.
Este foi, sem dúvida, o espetáculo da minha vida… o brilho dos meus olhos, na foto que tirei junto ao meu pai, no dia da estreia diz tudo!









2 comentários:

  1. Foi sem dúvida o espectáculo das nossas vidas, grande exemplo que o teu pai nos deu a todos, quando se ama muito uma coisa, tudo de supera, até as dores ficavam adormecidas na hora que entrava em cena, quanto difícil era para nós sabermos que aqueles seriam os últimos espectáculos da sua vida, mas tudo fizemos para o ajudar a concretizar essa sua vontade e alegria que tinha em ter conseguido e muito bem. Obrigado a todos os que trabalharam com ele nesse projecto pelo apoio que lhe deram, nunca me irei esquecer. GRANDE ORGULHO.

    ResponderEliminar
  2. Um grande beijo para os dois. VIVA O TEATRO.

    ResponderEliminar