NADANDO COMO UM PEIXE!

Na minha adolescência e primeiros anos da vida adulta vivi muito dedicada ao teatro e a tudo o que dizia respeita à arte de representar.
As animações eram um estilo de representação que esteve sempre muito presente na minha vida pois o meu pai criava personagens de "rua" como só ele sabia fazer. Eu estava sempre na assistência mas fui "bebendo" daqueles ensinamentos.
A certa altura integrei um grupo de atores que era contratado pela Câmara Municipal de Setúbal para com as suas animações dar vida e proporcionar momentos hilariantes à população em diversos eventos: Serração da Velha, Festas de S. Luís da Serra, Festas da Caldeira, Presépio ao Vivo, ….
Eu tive a sorte de estar presente em todas estas animações onde o nosso Fernando Guerreiro criava uma história que era a base para as nossas representações, umas com um texto fixo e outras em que o improviso era quase total. E era a improvisar e no contacto direto com o público que eu me sentia completamente realizada e feliz enquanto atriz. O meu mestre deixou-me um pedacinho desse seu dom! 
Na Festa da Caldeira criámos uma família setubalense, daquelas que nunca falha a estas festas e lá fomos de barco até à Caldeira carregados de geleiras, acessórios de praia e campismo, comida (tudo em exagero). Esta animação foi a que mais gostei de fazer. Foram muitas horas em cena e sempre sem sair da personagem e não havia dinheiro que pagasse a felicidade que ganhei naqueles momentos.
Quem sabe um dia, um pouco antes da reforma, volte ao mundo do espetáculo que tanto me fascina e no qual "nado como um peixe".







Festa da Caldeira


Festa de S. Luís da Serra

2 comentários:

  1. Susana fiz tantas vez parte destes momentos e sei o que tentaste descrever no teu texto. Tudo verdade! tudo simplesmente genuíno!Em resumo...ARTE! Arte de bem representar!

    ResponderEliminar
  2. Foram animações muito boas com a direção do nosso Fernando Guerreiro e com o apoio da Câmara Municipal Departamento do Turismo com a Drª. Ascensão Salteiro que saudades que tenho destes momentos hilariantes, tu eras quase sempre a namorada do Miguel Assis, grande piquenique em S. Luís da Serra, com carapaus fritos e arroz de tomate, que boas gargalhadas e que me fazem muita falta.

    ResponderEliminar