PEGUEI NO COMANDO DA TV E... RECUÁMOS AO PASSADO!

Aqui por casa quando a D. Susana pega no comando da televisão o meu pessoal treme: ou porque seleciono um programa que mais ninguém quer ver ou porque como por magia consigo desconfigurar tudo e mais alguma coisa!
Mas no sábado passado não foi isso que aconteceu. Em vez de carregar no botão do comando que coloca o som, no ecrã surgiu uma imagem que as minhas filhas nunca tinham visto e que me deixou em estado de euforia. Lá pensavam elas que desta vez é que a mãe se tinha passado de vez, mas não! Redescobri por engano o teletexto que tantas vezes utilizei. Ainda não tínhamos o acesso dos tempos de hoje à internet e era nesta opção que: lia as últimas notícias, consultava a programação televisiva, via os números do totoloto (esta opção não me dava grandes alegrias), consultava as previsões do meu signo para não ser apanhada de surpresa, encontrava o nome das farmácias de serviço (infelizmente esta informação faz-me sempre muita falta)...
As minhas filhas olhavam para aquela imagem que tem um tipo de letra que não costumam ver nem utilizar no computador e pensavam e diziam "mas que graça tem isto?".
Pois eu fiquei muito contente por recordar tempos que já lá vão.
O teletexto surgiu na RTP na década de 90 e na SIC em 2003. Eu fiz esta viagem no tempo sem marcação prévia mas aqui deixo a sugestão de mostrarem à geração mais nova como conseguíamos com um único clique no comando e sem acesso à internet ter acesso a informações úteis. 
Teletextualizem... Pode ser que aí  por casa gostem.




1 comentário:

  1. O que foste descobrir, cá em casa só tu sabias mexer nisso, para os teus pais o comando só tinha quatro funções, abrir e fechar a T.V., aumentar ou descer o som e mudar de canal, lá vinha o teu pai, Susana vê lá os números do totoloto, pois era uma das paixões dele, fazia grandes esquemas e desdobramentos, estava convencido que um dia a sorte lhe ía bater à porta, mas foi só sonho.

    ResponderEliminar